Transtorno de Bipolaridade e Ansiedade: Tipos, sintomas e tratamentos.
A princípio, o transtorno bipolar, ou doença maníaco-depressiva, é um transtorno cerebral que causa mudanças no comportamento de uma pessoa, levando a oscilações entre momentos de felicidade e depressão repentinamente. Já o transtorno de ansiedade é uma mistura de manifestações físicas, psicológicos e emocionais, como suor em excesso, falta de ar, náusea, taquicardia, pânico, irritabilidade e tensão. Eles aparecem com maior intensidade durante uma crise. Vai além de simplesmente se preocupar. Ansiedade significa noites em claro, conforme você suspira e vira de um lado para o outro. É o seu cérebro nunca sendo capaz de desligar.
Porcentagem
Atualmente, o transtorno bipolar atinge cerca de 4% das pessoas em idade adulta. O número de pessoas diagnosticadas com este quadro pode chegar a 6 milhões de pessoas no Brasil.
Como isso, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas nesta quinta-feira (27/05), 23, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.
TIPOS: transtorno bipolar
Existem quatro tipos básicos de transtorno bipolar. Todos eles envolvem mudanças claras no humor, na energia e nos níveis de atividade. Esses estados de humor variam de períodos de comportamento extremamente “ascendente”, exaltado e energizado (conhecido como episódios maníacos) a períodos muito tristes, “baixos” ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos). Os períodos maníacos menos severos são conhecidos como episódios hipomaníacos.
- Transtorno Bipolar I – definido por episódios maníacos que duram pelo menos 7 dias, ou por sintomas maníacos que são tão graves que a pessoa precisa de cuidados hospitalares imediatos. Geralmente, episódios depressivos ocorrem também, tipicamente durando pelo menos 2 semanas. Episódios de depressão com características mistas (com depressão e sintomas maníacos ao mesmo tempo) também são possíveis.
- Transtorno Bipolar II – definido por um padrão de episódios depressivos e episódios hipomaníacos, mas não os episódios maníacos desenvolvidos acima.
TIPOS: ansiedade
- Ansiedade generalizada.
- Fobias;
- Transtorno obsessivo compulsivo;
- Ataque de pânico;
- Transtornos de estresse pós-traumático;
SINTOMAS COMUNS
Bipolaridade:
Episódios de mania;
- irritabilidade;
- hiperatividade;
- insônia;
- impulsividade;
- psicose.
Episódios de depressão;
- tristeza sem motivo aparente;
- memória fraca;
- perda de interesse em prazeres;
- perda de energia;
- pensamentos suicidas.
Ansiedade:
- Enxergar perigo em tudo;
- Apetite desregulado;
- Alterações de sono;
- Tensão Muscular;
- Medo de falar em público;
TRATAMENTO
Ainda não se sabe de nenhuma cura certa para o Transtorno Bipolar. Mesmo assim, os sintomas podem ser controlados com um tratamento certo.
O tratamento é feito, normalmente, com uma combinação de medicamentos e terapia. Desse modo, a ajuda é tanto para a pessoa bipolar quanto para familiares e amigos que convivem com ela no dia-a-dia.
Já o tratamento para ansiedade é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada pessoa, envolvendo principalmente a psicoterapia e o uso de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, receitados pelo médico, que atuam a nível cerebral para reduzir os sintomas ansiosos.