Transtorno de Bipolaridade e Ansiedade: Tipos, sintomas e tratamentos.

Transtorno de Bipolaridade e Ansiedade: Tipos, sintomas e tratamentos.

A princípio, o transtorno bipolar, ou doença maníaco-depressiva, é um transtorno cerebral que causa mudanças no comportamento de uma pessoa, levando a oscilações entre momentos de felicidade e depressão repentinamente. Já o transtorno de ansiedade é uma mistura de manifestações físicas, psicológicos e emocionais, como suor em excesso, falta de ar, náusea, taquicardia, pânico, irritabilidade e tensão. Eles aparecem com maior intensidade durante uma crise. Vai além de simplesmente se preocupar. Ansiedade significa noites em claro, conforme você suspira e vira de um lado para o outro. É o seu cérebro nunca sendo capaz de desligar.

Porcentagem

Atualmente, o transtorno bipolar atinge cerca de 4% das pessoas em idade adulta. O número de pessoas diagnosticadas com este quadro pode chegar a 6 milhões de pessoas no Brasil.

Como isso, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas nesta quinta-feira (27/05), 23, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.

 

TIPOS: transtorno bipolar

Existem quatro tipos básicos de transtorno bipolar.  Todos eles envolvem mudanças claras no humor, na energia e nos níveis de atividade. Esses estados de humor variam de períodos de comportamento extremamente “ascendente”, exaltado e energizado (conhecido como episódios maníacos) a períodos muito tristes, “baixos” ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos). Os períodos maníacos menos severos são conhecidos como episódios hipomaníacos.

 

  • Transtorno Bipolar I – definido por episódios maníacos que duram pelo menos 7 dias, ou por sintomas maníacos que são tão graves que a pessoa precisa de cuidados hospitalares imediatos. Geralmente, episódios depressivos ocorrem também, tipicamente durando pelo menos 2 semanas. Episódios de depressão com características mistas (com depressão e sintomas maníacos ao mesmo tempo) também são possíveis.
  • Transtorno Bipolar II – definido por um padrão de episódios depressivos e episódios hipomaníacos, mas não os episódios maníacos desenvolvidos acima.

TIPOS: ansiedade

  • Ansiedade generalizada.
  • Fobias;
  • Transtorno obsessivo compulsivo;
  • Ataque de pânico;
  • Transtornos de estresse pós-traumático;

SINTOMAS COMUNS

Bipolaridade:

Episódios de mania;

 

 

Episódios de depressão;
  • tristeza sem motivo aparente;
  • memória fraca;
  • perda de interesse em prazeres;
  • perda de energia;
  • pensamentos suicidas.

Ansiedade:

  1. Enxergar perigo em tudo;
  2. Apetite desregulado;
  3. Alterações de sono;
  4. Tensão Muscular;
  5. Medo de falar em público;

TRATAMENTO

Ainda não se sabe de nenhuma cura certa para o Transtorno Bipolar. Mesmo assim, os sintomas podem ser controlados com um tratamento certo.

O tratamento é feito, normalmente, com uma combinação de medicamentos e terapia. Desse modo, a ajuda é tanto para a pessoa bipolar quanto para familiares e amigos que convivem com ela no dia-a-dia.

Já o tratamento para ansiedade é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada pessoa, envolvendo principalmente a psicoterapia e o uso de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, receitados pelo médico, que atuam a nível cerebral para reduzir os sintomas ansiosos.

Gostou desse Artigo ?

Quer saber Mais sobre Psicanálise ?

Já Pensou em fazer o Curso Gratuito de Psicanálise Clínica com Certificado ?

Nosso Curso de Psicanálise Gratuito é formado por um Grupo Privado de Psicanalistas e Alunos Voltados para o atendimento GRATUITO de pessoas que Precisam de Ajuda por estarem com Sintomas e Transtornos Emocionais, com Problemas ligados a Depressão, Suicídio, Ansiedade.
Nossa Missão é AJUDAR 100 MIL PESSOAS nós Próximos 365 DIAS, Que estejam passando por VÍCIOS, SOLIDÃO, VONTADE DE SE MATAR, SE VONTADE DE VIVER, entre outras..
Queremos te dar Ferramentas para que Você possa MUDAR A VIDA de UMA PESSOA que Sofre com esse tipo de Problemas, Isso tudo de Forma GRATUITA !

Cadastre-se e Receba Agora em seu Email nosso CURSO GRATUITO de PSICANÁLISE com CERTIFICADO

 

 

Deixar uma resposta

O Começo da sua nova Profissão como Terapeuta !

Receba informações completas em tempo real
Informe seu Nome, Telefone Wpp e email. 

Falta pouco para você ser um Psicanalista de Sucesso
Fale Conosco
Tire Suas Dúvidas Agora !
Olá, Bem vindo ao Humaniza, para falar com alguém do nosso time e tirar suas dúvidas e só clicar em fale conosco..