O que é o Temperamento?
O que é o temperamento? Temperamento é a combinação de características inatas que herdamos dos nossos pais que, de forma inconsciente, afectam o nosso comportamento.
Temperamento influencia a personalidade
É o temperamento que torna uma pessoa extrovertida ou introvertida, torna uma pessoa interessada em esportes e outra em música e arte. O temperamento afeta todos os nossos comportamentos, desde hábitos de sono, hábitos de aprendizagem ou alimentação e até mesmo nossa vida diária ou a maneira como nos conectamos ou nos comunicamos com outras pessoas. Por exemplo, isso se reflete em dirigir, fazer compras e até mesmo em fontes. Obviamente, o temperamento não é o único fator que afeta a vida de todos. A educação familiar, o processo de socialização e a motivação exercem grande influência, mas o temperamento é a cor dos olhos e outras características físicas que nos acompanham ao longo da vida.
Tipos de temperamento
Existem basicamente quatro tipos de temperamento: melancólico, muco, sangrento e biliar. Todas as pessoas têm características positivas notáveis e naturalmente exibem problemas que precisam ser resolvidos.
Quais são os traços principais dos 4 tipos de temperamentos?
Sanguíneo
Este temperamento é expansivo, otimista e impulsivo.
Extrovertidos e sensíveis, os sanguíneos são indivíduos que não passam desapercebidos, pois são espontâneos e gostam de interagir.
Além disso, costumam fazer gestos largos e falar bem em público.
- Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas;
- Pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade, falta de atenção, superficialidade e exagero.
Fleumático
Este temperamento é sonhador, pacífico, dócil.
Os fleumáticos prezam a rotina, o silêncio e dificilmente perdem o controle, pois costumam avaliar toda a situação antes de reagir.
Pacientes, observadores e disciplinados, preferem não manifestar suas opiniões em público e não costumam reagir bem às críticas.
- Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;
- Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.
ColéricoEste temperamento é explosivo, ambicioso e dominador.
Indivíduos coléricos são determinados e possuem grande capacidade de planejamento, além de muita energia e impulsividade.
- Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;
- Pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.
Melancólico
Este temperamento é tímido, artístico e solitário.
Os melancólicos têm a sensibilidade muito aflorada e são pessoas profundas, detalhistas e introvertidas, com certa dificuldade em expôr seus sentimentos.
São fiéis, desconfiados e tendem a escolher profissões que possam exercer sozinhos.
- Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade;
- Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.
Temperamento não é destino
Daniel Goleman (Daniel Goleman) – psicólogo da Universidade de Harvard, escritor, Ph.D. responsável por popularizar o conceito de inteligência emocional – apontou que embora existam pontos que determinam o temperamento, muitos circuitos cerebrais no cérebro humano são moldáveis e podem ser modificados .
Portanto, isso significa que temperamento não é destino.
Desenvolver hábitos saudáveis e compreender, controlar e guiar nossas emoções são essenciais para desenvolver nossa inteligência emocional. É possível para toda a humanidade desenvolver essa habilidade!