Quais são os tipos de temperamento?

O que é o Temperamento?

O que é o temperamento? Temperamento é a combinação de características inatas que herdamos dos nossos pais que, de forma inconsciente, afectam o nosso comportamento.

Temperamento influencia a personalidade

É o temperamento que torna uma pessoa extrovertida ou introvertida, torna uma pessoa interessada em esportes e outra em música e arte. O temperamento afeta todos os nossos comportamentos, desde hábitos de sono, hábitos de aprendizagem ou alimentação e até mesmo nossa vida diária ou a maneira como nos conectamos ou nos comunicamos com outras pessoas. Por exemplo, isso se reflete em dirigir, fazer compras e até mesmo em fontes. Obviamente, o temperamento não é o único fator que afeta a vida de todos. A educação familiar, o processo de socialização e a motivação exercem grande influência, mas o temperamento é a cor dos olhos e outras características físicas que nos acompanham ao longo da vida.

Tipos de temperamento

Existem basicamente quatro tipos de temperamento: melancólico, muco, sangrento e biliar. Todas as pessoas têm características positivas notáveis ​​e naturalmente exibem problemas que precisam ser resolvidos.

Quais são os traços principais dos 4 tipos de temperamentos?

     

   Sanguíneo

Este temperamento é expansivo, otimista e impulsivo.

Extrovertidos e sensíveis, os sanguíneos são indivíduos que não passam desapercebidos, pois são espontâneos e gostam de interagir.

Além disso, costumam fazer gestos largos e falar bem em público.

  • Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade, falta de atenção, superficialidade e exagero.

   Fleumático

Este temperamento é sonhador, pacífico, dócil.

Os fleumáticos prezam a rotina, o silêncio e dificilmente perdem o controle, pois costumam avaliar toda a situação antes de reagir.

Pacientes, observadores e disciplinados, preferem não manifestar suas opiniões em público e não costumam reagir bem às críticas.

  • Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.


    Colérico

    Este temperamento é explosivo, ambicioso e dominador.

    Indivíduos coléricos são determinados e possuem grande capacidade de planejamento, além de muita energia e impulsividade.

    • Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;
    • Pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.

    Melancólico

    Este temperamento é tímido, artístico e solitário.

    Os melancólicos têm a sensibilidade muito aflorada e são pessoas profundas, detalhistas e introvertidas, com certa dificuldade em expôr seus sentimentos.

    São fiéis, desconfiados e tendem a escolher profissões que possam exercer sozinhos.

    • Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade;
    • Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.
    •  

Temperamento não é destino

Daniel Goleman (Daniel Goleman) – psicólogo da Universidade de Harvard, escritor, Ph.D. responsável por popularizar o conceito de inteligência emocional – apontou que embora existam pontos que determinam o temperamento, muitos circuitos cerebrais no cérebro humano são moldáveis ​​e podem ser modificados .

Portanto, isso significa que temperamento não é destino.

Desenvolver hábitos saudáveis ​​e compreender, controlar e guiar nossas emoções são essenciais para desenvolver nossa inteligência emocional. É possível para toda a humanidade desenvolver essa habilidade!

Veja essa Aula Completa Sobre os temperamentos que faz parte do nosso Curso Gratuito de Psicanálise

Gostou desse Artigo ?

Quer saber Mais sobre Psicanálise ?

Já Pensou em fazer o Curso Gratuito de Psicanálise Clínica com Certificado ?

 
Nosso Curso de Psicanálise Gratuito é formado por um Grupo Privado de Psicanalistas e Alunos Voltados para o atendimento GRATUITO de pessoas que Precisam de Ajuda por estarem com Sintomas e Transtornos Emocionais, com Problemas ligados a Depressão, Suicídio, Ansiedade.
Nossa Missão é AJUDAR 100 MIL PESSOAS nós Próximos 365 DIAS, Que estejam passando por VÍCIOS, SOLIDÃO, VONTADE DE SE MATAR, SE VONTADE DE VIVER, entre outras..
 
Queremos te dar Ferramentas para que Você possa MUDAR A VIDA de UMA PESSOA que Sofre com esse tipo de Problemas, Isso tudo de Forma GRATUITA !
 
Cadastre-se e Receba Agora em seu Email nosso
CURSO GRATUITO de PSICANÁLISE
com CERTIFICADO 

Um comentário

Deixar uma resposta

Fale Conosco
Tire Suas Dúvidas Agora !
Olá, você pode falar com alguém do nosso time e tirar suas Dúvidas agora mesmo !