Será que você tem auto confiança e auto estima??

Definição

Será que você tem auto confiança e auto estima??

Acreditar em si mesmo e depositar confiança em seus objetivos e no seu sucesso é um grande passo para a felicidade.
Ter autoestima e autoconfiança em um mundo em que somos cada vez mais cobrados e pressionados pela forma como nos comportamos, vestimos e pela maneira que temos que agir pode ser algo desafiante e que necessita de um esforço muito grande de autoconhecimento e inteligência emocional.

Autoconfiança e autoestima: qual a diferença?

 

Ambos os conceitos estão relacionados à nossa autoimagem e à preocupação de como essa imagem se projeta nos outros e em nós.

A autoestima está relacionada ao bem-estar! É a maneira como você se vê e a capacidade de amar e estar satisfeito, independentemente das circunstâncias.

Autoconfiança é a capacidade de acreditar que você é talentoso! É confiar em sua capacidade de superar desafios e alcançar os resultados desejados. É sobre se sentir apto e capaz e fazer acontecer.

Por que trabalhá-las é tão importante?

Você provavelmente já ouviu esta frase ou alguma variante: o que nos separa do que queremos somos nós mesmos. Pode ser clichê, mas ainda é verdade. A falta de confiança e auto-estima pode impedi-lo de fazer o esforço necessário porque você acha que não vai conseguir.

Como desenvolver autoestima e autoconfiança?

1. tome cuidado Cuidar Para se sentir bem é fundamental se dedicar. Pratique atividades físicas, durma bem, procure ter uma alimentação balanceada, permitindo-se comer o que quiser mas sem ter que se descuidar completamente da saúde. Trate-se com amor e carinho. Certifique-se de investir em seu crescimento pessoal. Leia mais, viaje, assista filmes, conheça novas pessoas, etc. Ter todas essas novas experiências como bagagem lhe dará mais confiança. Mas não se force e se cubra demais, respeite seus limites.

2. Saiba como reconhecer suas qualidades Freqüentemente, ficamos presos em nossas limitações e deficiências e esquecemos que temos muitas qualidades e coisas boas. Faça uma lista de tudo que você sente que é positivo sobre você e todas as coisas que você realizou na vida. Leia em voz alta sempre que se sentir inferior.

3. Estabeleça metas e objetivos Saber para onde queremos chegar é um dos primeiros passos para desenvolver a autoconfiança plena! Concentre-se no estabelecimento de metas alcançáveis. As metas servem como ímpeto e incentivo para você sair de qualquer situação de que não goste. Comece com pequenos passos e vá aumentando à medida que se sentir mais confiante.

4. Saia da sua zona de conforto Só é possível ter mais confiança quando abandonamos nossos medos e perseguimos o que queremos alcançar. Para ganhar confiança rapidamente, coloque-se em situações que o deixem com medo ou inseguro, mas os resultados serão positivos. Experimente coisas que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem ou oportunidade.

5. Pratique a resiliência O conceito de resiliência diz respeito à capacidade de reagir às adversidades da vida e superar obstáculos. Uma pessoa resiliente é capaz de sair fortalecida de situações desfavoráveis ​​e entender que tudo pode servir de lição, até os erros. Observe suas dificuldades, mas não perca a vontade e a vontade de seguir em frente!

6. Aceite o que você não pode mudar Muitas vezes, para estar bem conosco, você precisa de uma boa dose de aceitação. Algumas coisas podem até ser mudadas com esforço e trabalho. E para o que você não pode controlar, trabalhe na resiliência. Não temos domínio sobre tudo na vida e no mundo. Saber disso e aceitar que algumas coisas nos escapam pode ser um grande alívio. Assuma a responsabilidade por suas ações, mas saiba que nem tudo é culpa sua.

7. Cuide de suas relações sociais Cuide de suas relações sociais Passar mais tempo com pessoas queridas pode fazer um grande bem para a mente e coração. Cerque-se de pessoas positivas, que você admira e te inspiram a ser uma pessoa melhor. Pessoas que te valorizam. Livre-se dos relacionamento tóxicos e daqueles que te deixam para baixo, fazendo com que você não se sinta merecedor de respeito e amor.

8. Aja como se já tivesse uma autoestima e autoconfiança consolidadas Faça um exercício de reflexão. Imagine como você agiria diferente se já fosse uma pessoa autoconfiante e com uma autoestima elevada. Como seria sua postura, como você se comportaria com as outras pessoas, quais atitudes tomaria, etc? Comece a se comportar como se não houvesse nenhuma insegurança até internalizar e se tornar algo natural, uma parte de você.

9. Policie seus pensamentos O crítico interno pode ser o pior de todos. Somo condicionados a absorver todas as críticas, padrões e expectativas, e acabamos acreditando e reproduzindo esses pensamentos depreciativos sem questioná-los. Pense o seguinte: você diria para outra pessoa as coisas negativas que pensa sobre si mesmo se soubesse que isso fosse magoá-las? Por que você as diz para si mesmo? Toda vez que perceber que entrou num ciclo de pensamentos autodepreciativos, pare por alguns segundos, respire fundo e mude de frequência. Mentalize que ninguém é perfeito e que você está dando seu melhor. Ao invés de focar nas falhas, tente valorizar suas vitórias. Por menores que elas sejam, elas são mérito seu.
 
10. Procure ajuda profissional Procure ajuda profissional Construir uma boa autoestima e autoconfiança pode ser uma tarefa ainda mais complicada para algumas pessoas. É difícil se desvincular de padrões e expectativas impostos pela mídia, pela sociedade e pelo nosso próprio ego. Muitas vezes os problemas de autoimagem estão relacionados a traumas muito profundos. Não se culpe por isso e não despreze sua saúde emocional. Ela é tão importante quanto à física. Se você procura um médico quando sente uma dor no corpo, por que não procurar um profissional quando sente que sua mente não está bem? Talvez seja a hora recorrer à ajuda de um psicólogo ou coaching. A terapia pode te ajudar a localizar seus traumas e encará-los da melhor forma.

Será que você tem auto confiança e auto estima??

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