Definição
Será que você tem auto confiança e auto estima??
Acreditar em si mesmo e depositar confiança em seus objetivos e no seu sucesso é um grande passo para a felicidade.
Ter autoestima e autoconfiança em um mundo em que somos cada vez mais cobrados e pressionados pela forma como nos comportamos, vestimos e pela maneira que temos que agir pode ser algo desafiante e que necessita de um esforço muito grande de autoconhecimento e inteligência emocional.
Autoconfiança e autoestima: qual a diferença?
Ambos os conceitos estão relacionados à nossa autoimagem e à preocupação de como essa imagem se projeta nos outros e em nós.
A autoestima está relacionada ao bem-estar! É a maneira como você se vê e a capacidade de amar e estar satisfeito, independentemente das circunstâncias.
Autoconfiança é a capacidade de acreditar que você é talentoso! É confiar em sua capacidade de superar desafios e alcançar os resultados desejados. É sobre se sentir apto e capaz e fazer acontecer.
Por que trabalhá-las é tão importante?
Você provavelmente já ouviu esta frase ou alguma variante: o que nos separa do que queremos somos nós mesmos. Pode ser clichê, mas ainda é verdade. A falta de confiança e auto-estima pode impedi-lo de fazer o esforço necessário porque você acha que não vai conseguir.
Como desenvolver autoestima e autoconfiança?
1. tome cuidado Cuidar Para se sentir bem é fundamental se dedicar. Pratique atividades físicas, durma bem, procure ter uma alimentação balanceada, permitindo-se comer o que quiser mas sem ter que se descuidar completamente da saúde. Trate-se com amor e carinho. Certifique-se de investir em seu crescimento pessoal. Leia mais, viaje, assista filmes, conheça novas pessoas, etc. Ter todas essas novas experiências como bagagem lhe dará mais confiança. Mas não se force e se cubra demais, respeite seus limites.
2. Saiba como reconhecer suas qualidades Freqüentemente, ficamos presos em nossas limitações e deficiências e esquecemos que temos muitas qualidades e coisas boas. Faça uma lista de tudo que você sente que é positivo sobre você e todas as coisas que você realizou na vida. Leia em voz alta sempre que se sentir inferior.
3. Estabeleça metas e objetivos Saber para onde queremos chegar é um dos primeiros passos para desenvolver a autoconfiança plena! Concentre-se no estabelecimento de metas alcançáveis. As metas servem como ímpeto e incentivo para você sair de qualquer situação de que não goste. Comece com pequenos passos e vá aumentando à medida que se sentir mais confiante.
4. Saia da sua zona de conforto Só é possível ter mais confiança quando abandonamos nossos medos e perseguimos o que queremos alcançar. Para ganhar confiança rapidamente, coloque-se em situações que o deixem com medo ou inseguro, mas os resultados serão positivos. Experimente coisas que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem ou oportunidade.
5. Pratique a resiliência O conceito de resiliência diz respeito à capacidade de reagir às adversidades da vida e superar obstáculos. Uma pessoa resiliente é capaz de sair fortalecida de situações desfavoráveis e entender que tudo pode servir de lição, até os erros. Observe suas dificuldades, mas não perca a vontade e a vontade de seguir em frente!
6. Aceite o que você não pode mudar Muitas vezes, para estar bem conosco, você precisa de uma boa dose de aceitação. Algumas coisas podem até ser mudadas com esforço e trabalho. E para o que você não pode controlar, trabalhe na resiliência. Não temos domínio sobre tudo na vida e no mundo. Saber disso e aceitar que algumas coisas nos escapam pode ser um grande alívio. Assuma a responsabilidade por suas ações, mas saiba que nem tudo é culpa sua.
7. Cuide de suas relações sociais Cuide de suas relações sociais Passar mais tempo com pessoas queridas pode fazer um grande bem para a mente e coração. Cerque-se de pessoas positivas, que você admira e te inspiram a ser uma pessoa melhor. Pessoas que te valorizam. Livre-se dos relacionamento tóxicos e daqueles que te deixam para baixo, fazendo com que você não se sinta merecedor de respeito e amor.
8. Aja como se já tivesse uma autoestima e autoconfiança consolidadas Faça um exercício de reflexão. Imagine como você agiria diferente se já fosse uma pessoa autoconfiante e com uma autoestima elevada. Como seria sua postura, como você se comportaria com as outras pessoas, quais atitudes tomaria, etc? Comece a se comportar como se não houvesse nenhuma insegurança até internalizar e se tornar algo natural, uma parte de você.
Será que você tem auto confiança e auto estima??