Qual a diferença que existe entre psicólogo e psicanalista?

Existe diferença entre psicólogo e psicanalista?

Qual a diferença que existe entre psicólogo e psicanalista?

A resposta a esta pergunta é simples. Sim, existe uma diferença entre um psicólogo e um psicanalista. Embora ambos estudem psicologia humana, existem diferenças em vários aspectos relacionados à profissão. Entender essa distinção é importante para quem deseja recorrer a um dos profissionais para cuidar de sua saúde mental, e para quem se interessa pelos cursos de psicologia e precisa entender melhor como é uma carreira na área.

O que faz o psicanalista?

A psicanálise surgiu no final do século 19 e originou-se da pesquisa de Sigmund Freud. O ponto de partida deste tratamento é inconsciente. Em outras palavras, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa com a compreensão do inconsciente e de sua particularidade. Ao contrário da psicologia, não há graduação em psicanálise. De modo geral, para se tornar psicanalista, é necessário ser graduado em medicina ou psicologia e cursar uma instituição psicanalítica reconhecida. No Brasil, a profissão ainda não foi regulamentada, mas é considerada gratuita. O principal método de consulta ou encontro com psicanalistas é o diálogo. Em outras palavras, incentive os pacientes a dizerem o que quiserem. Com base nisso, o analista interpreta e avalia a conversa para determinar a fonte inconsciente que o impede de resolver o problema.

Quais são os principais requisitos para se tornar um psicanalista?

A prática psicanalítica no Brasil configura-se como uma atividade livre, que, embora reconhecida por lei, não é regulamentada. Muitas são as dúvidas sobre o exercício da profissão de psicanalista e as condições necessárias para sua realização. Além do treinamento técnico, incluindo teoria, supervisão e análise de tripés, habilidades adicionais são necessárias para aprofundar a prática. Neste artigo, você aprenderá mais sobre os principais requisitos para se tornar um psicanalista. Como acontece com qualquer profissão, a psicanálise requer pesquisa especializada e centrada no ser humano, além do talento.

É necessário diploma de curso superior para ser psicanalista?

Uma dúvida muito comum é se você deve se tornar um psicanalista e se você deve ter um diploma universitário. Como essa área de concentração não é regulamentada no país, atualmente não existe um programa específico de graduação credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) especificamente para essa disciplina. Apesar disso, muitos psicanalistas têm algum grau, sendo os mais comuns medicina, psicologia, filosofia e direito, sem falar nos que são mais praticados entre pessoas que receberam treinamento em psicanálise. Embora em grande parte não seja obrigatório, cada agência pode decidir como reconhecer os profissionais e quais são os requisitos. Portanto, para um psicanalista que trabalha em uma empresa, um dos pré-requisitos pode ser ter um diploma universitário como base de conhecimento.

O que faz o psicólogo?

Além da graduação, outra diferença entre a psicologia e a psicanálise é que os psicólogos precisam apoiar seu trabalho com base em uma linha teórica sólida, ou seja, excluem o inconsciente e trabalham de forma predeterminada. A psicologia também está envolvida no ambiente externo ao escritório. Os psicólogos podem trabalhar com a psicologia organizacional e até mesmo com o marketing e as comunicações para explicar como o interesse das pessoas em determinados produtos e até mesmo cores e formas afetam o comportamento de compra. Durante o tratamento, os profissionais analisam a fala, os gestos, os pensamentos e os comportamentos do paciente para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Existem diferentes tipos de terapias que utilizam as linhas teóricas da psicologia, como a terapia comportamental, a terapia humanística e a terapia cognitiva.

Características necessárias para ser um bom psicólogo

Para atuar como psicólogo no mercado de trabalho é preciso concluir o curso superior em Psicologia e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). A graduação de Psicologia tem duração média de 5 anos e exige que o aluno faça estágio para obtenção do diploma.

curioso para saber se você possui todas as características para ser um bom psicólogo?

Confira a lista abaixo:

  • Manter sigilo profissional;
  • Respeitar os limites de atuação;
  • Demonstrar capacidade de raciocínio abstrato
  • Demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
  • Ouvir ativamente;
  • Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • Respeitar valores e crenças dos clientes;
  • Demonstrar capacidade de empatia.
Além das características citadas pelo Ministério do Trabalho, existem muitas outras que possibilitam uma boa atuação do profissional de Psicologia. É importante destacar que o psicólogo também faz terapia e também está em constante evolução.

Veja essa Aula Completa Sobre as diferenças entre psicanálise e psicologia que faz parte do nosso Curso Gratuito de Psicanálise

Gostou desse Artigo ?

Quer saber Mais sobre Psicanálise ?

Já Pensou em fazer o Curso Gratuito de Psicanálise Clínica com Certificado ?

 
Nosso Curso de Psicanálise Gratuito é formado por um Grupo Privado de Psicanalistas e Alunos Voltados para o atendimento GRATUITO de pessoas que Precisam de Ajuda por estarem com Sintomas e Transtornos Emocionais, com Problemas ligados a Depressão, Suicídio, Ansiedade.
Nossa Missão é AJUDAR 100 MIL PESSOAS nós Próximos 365 DIAS, Que estejam passando por VÍCIOS, SOLIDÃO, VONTADE DE SE MATAR, SE VONTADE DE VIVER, entre outras..
 
Queremos te dar Ferramentas para que Você possa MUDAR A VIDA de UMA PESSOA que Sofre com esse tipo de Problemas, Isso tudo de Forma GRATUITA !
 
Cadastre-se e Receba Agora em seu Email nosso
CURSO GRATUITO de PSICANÁLISE
 com CERTIFICADO 

Um comentário

Deixar uma resposta

Fale Conosco
Tire Suas Dúvidas Agora !
Olá, você pode falar com alguém do nosso time e tirar suas Dúvidas agora mesmo !