O que é depressão na infância? Quais são os sintomas da depressão infantil?

Depressão em crianças

Engana-se quem acha que não existe depressão infantil. As pessoas acreditam que nessa fase da vida não há problemas que possam fazer uma criança ficar deprimida.

porcentagem

Nem os pequenos estão livres da depressão. Apesar de não muito frequente – as estatísticas mostram que a prevalência da doença está entre 0,2% a 7,5% das crianças brasileiras abaixo de 14 anos – é preciso saber que nelas, os sinais da doença são bem diferentes dos de adultos. Porque as crianças podem ser jovens demais para nomear seus sentimentos, elas podem somatizar o transtorno, passando a reclamar de dores em diversas partes do corpo.

 

faixa etária 

É comum ver o termo depressão usado para descrever a tristeza, mas esse é um sentimento presente e necessário a todos nós, pois sem ele não reconheceríamos o valor da alegria.

A depressão infantil encontra-se cada vez mais frequente em crianças e adolescentes.

A ocorrência dos sintomas em crianças têm se mostrado maior na faixa etária entre seis e onze anos de idade.

Por isso, faz-se necessário entendermos o que é a depressão infantil, quais são as causas, sintomas, a influência da família e da escola, as formas de tratamento e de prevenção.

as principais causas

Antes de mais nada, é necessário compreender que a depressão infantil é um transtorno mental que vai muito além de episódios comuns e temporários de tristeza. Ao contrário, ela é classificada como um distúrbio orgânico sério, derivado de fatores (integrados ou não) de ordem psicológica, biológica e social.

Sendo assim, as suas causas variam. Entre elas, destacam-se:

  • predisposição genética;
  • traumas advindos de situações de abuso;
  • convívio familiar conflituoso;
  • eventos estressantes;
  • complicações durante a gestação;
  • problemas no sono;
  • outras patologias e até traços da personalidade da própria criança.
  • Vale dizer que episódios de depressão na família aumentam consideravelmente as chances de desenvolvimento da doença, principalmente se os pacientes forem o pai ou a mãe. Além disso, a acumulação das circunstâncias e vivências acima citadas também amplia o risco e pode desencadear agravamentos no quadro sintomático.

     

Transtornos desenvolvidos por causa da depressão infantil

É comum a existência de transtornos associados à depressão infantil, principalmente ansiedade, déficit de atenção e Hiperatividade. Somente um profissional especializado consegue fazer esse diagnóstico e propor um tratamento adequado.

o que é depressão infantil?

sintomas

  • Sentimentos de desesperança.
  • Dificuldade de concentração, memória ou raciocínio.
  • Angústia.
  • Pessimismo.
  • Agressividade.
  • Falta de apetite.
  • Tronco arqueado.
  • Falta de prazer em executar atividades.

Tratamento

Para tratar a depressão infantil, geralmente, são utilizados medicamentos antidepressivos, como Fluoxetina, Sertralina ou Imipramina, por exemplo, sendo também muito importante a realização de psicoterapia e estímulos à socialização da criança, com participação em atividades recreativas e esportivas.

Veja essa Aula Completa Sobre Depressão intanfil que faz parte do nosso Curso Gratuito de Psicanálise

Gostou desse Artigo ?  

Quer saber Mais sobre Psicanálise ?

Já Pensou em fazer o Curso Gratuito de Psicanálise Clínica com Certificado ?

 
Nosso Curso de Psicanálise Gratuito é formado por um Grupo Privado de Psicanalistas e Alunos Voltados para o atendimento GRATUITO de pessoas que Precisam de Ajuda por estarem com Sintomas e Transtornos Emocionais, com Problemas ligados a Depressão, Suicídio, Ansiedade.
Nossa Missão é AJUDAR 100 MIL PESSOAS nós Próximos 365 DIAS, Que estejam passando por VÍCIOS, SOLIDÃO, VONTADE DE SE MATAR, SE VONTADE DE VIVER, entre outras..
 
Queremos te dar Ferramentas para que Você possa MUDAR A VIDA de UMA PESSOA que Sofre com esse tipo de Problemas, Isso tudo de Forma GRATUITA !
 
Cadastre-se e Receba Agora em seu Email nosso
CURSO GRATUITO de PSICANÁLISE
com CERTIFICADO 

Deixar uma resposta

O Começo da sua nova Profissão como Terapeuta !

Receba informações completas em tempo real
Informe seu Nome, Telefone Wpp e email. 

Falta pouco para você ser um Psicanalista de Sucesso
Fale Conosco
Tire Suas Dúvidas Agora !
Olá, Bem vindo ao Humaniza, para falar com alguém do nosso time e tirar suas dúvidas e só clicar em fale conosco..