Como identificar uma pessoa com esquizofrenia?

o que é esquizofrenia?

Como identificar uma pessoa com esquizofrenia?

A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações. O transtorno afeta 2 milhões de brasileiros, mas a falta de conhecimento sobre ele só reforça estigmas. Hora de saber tudo sobre a condição que afeta 1% da população no planeta, dos sintomas ao tratamento.

Sintomas da esquizofrenia

É na adolescência (ou pouco após esta) que geralmente aparecem os primeiros sinais de esquizofrenia. Os sintomas são, contudo, muitas vezes confundidos com comportamentos habituais da idade, o que faz com que a doença nem sempre seja diagnosticada de forma atempada. Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem:

  • Isolamento social
  • Irritabilidade
  • Paranoia
  • Tristeza constante ou depressão
  • Apatia
  • Perda de memória
  • Dificuldade de concentração 

A esquizofrenia pode manifestar-se através de um conjunto de sintomas que envolvem alterações do pensamento, da perceção, do comportamento e do afeto. O discurso pode tornar-se repetitivo, incoerente ou incompreensível. A perceção sensorial pode estar alterada, ocorrendo, por exemplo, alucinações auditivas ou visuais. A resposta emocional pode estar diminuída e a distinção entre realidade e fantasia pode estar comprometida.

Classicamente, os sintomas dividem-se em duas categorias: sintomas negativos, que refletem uma perda ou diminuição das funções normais, e sintomas positivos, que acrescentam ou adicionam algo a essas funções.

Esquizofrenia é uma doença causada por vários fatores

Para identificar um quadro de esquizofrenia, é importante analisar se o paciente apresenta alguns dos fatores de risco da doença, já que ela é multifatorial. “Já se sabe que existem fatores genéticos e também problemas durante a gestação e o parto, como infecções e traumas, que podem agir como fatores causais”, afirma Miguel Angelo.

Passar por um evento de grande estresse e ansiedade não provoca sozinho o surgimento da esquizofrenia, mas sim em conjunto com outros fatores. “Podemos citar o convívio com a violência e abusos, além do uso de substâncias psicoativas, como a maconha, a cocaína e o crack”, alerta Boarati. Caso note mudanças de comportamento em um amigo ou familiar que apresente fatores de risco para a esquizofrenia, converse com pessoas próximas e ajude-o a procurar auxílio médico.

COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA COM ESQUIZOFRENIA?

 

Gostou desse Artigo ? Quer saber Mais sobre Psicanálise ?

Gostou desse Artigo ?

Quer saber Mais sobre Psicanálise ?

Já Pensou em fazer o Curso Gratuito de Psicanálise Clínica com Certificado ?

Nosso Curso de Psicanálise Gratuito é formado por um Grupo Privado de Psicanalistas e Alunos Voltados para o atendimento GRATUITO de pessoas que Precisam de Ajuda por estarem com Sintomas e Transtornos Emocionais, com Problemas ligados a Depressão, Suicídio, Ansiedade.
Nossa Missão é AJUDAR 100 MIL PESSOAS nós Próximos 365 DIAS, Que estejam passando por VÍCIOS, SOLIDÃO, VONTADE DE SE MATAR, SE VONTADE DE VIVER, entre outras..
 
Queremos te dar Ferramentas para que Você possa MUDAR A VIDA de UMA PESSOA que Sofre com esse tipo de Problemas, Isso tudo de Forma GRATUITA !
                              Cadastre-se e Receba Agora em seu Email nosso
                            CURSO GRATUITO de PSICANÁLISE
 com CERTIFICADO 
 
 

Deixar uma resposta

O Começo da sua nova Profissão como Terapeuta !

Receba informações completas em tempo real
Informe seu Nome, Telefone Wpp e email. 

Falta pouco para você ser um Psicanalista de Sucesso
Fale Conosco
Tire Suas Dúvidas Agora !
Olá, Bem vindo ao Humaniza, para falar com alguém do nosso time e tirar suas dúvidas e só clicar em fale conosco..