5 dicas de como lidar com o estresse em situações difíceis e traumáticas.

5 dicas de como lidar com o estresse em situações difíceis e traumáticas.

Saber como lidar com o estresse é importante para manter a saúde física e mental e o bem-estar. Ao lidar com situações difíceis, como a perda de um ente querido, você precisa controlar seu estresse e restaurar sua vida ao normal. Existem alguns exercícios para ajudá-lo a superar esses momentos. Aplicá-los não apenas ajuda a lidar melhor com a situação, mas também ajuda a entendê-la e dar continuidade ao seu trabalho diário, que é essencial para você e para as pessoas ao seu redor.

Descubra, neste post, 5 dicas de como fazer isso da melhor maneira possível. Acompanhe!

O que é o estresse?

Antes de saber como lidar com o estresse, você precisa entender o significado desta imagem. Este é um grupo de sintomas que mudam nossas condições emocionais, mentais e até físicas. Suas características incluem sentimentos como medo, irritabilidade, nervosismo, desconforto, preocupação, frustração e indignação. Em outras palavras, esses sentimentos vão realmente abalar e mudar sua vida diária, e até mesmo mudar a maneira como você se relaciona com as pessoas com quem vive. Além disso, não afeta apenas pensamentos e emoções, mas também afeta o corpo, causando sintomas físicos.

Causas do estresse

Existem diversos motivos que podem levar a esse quadro. Para saber como lidar com o estresse, identificar seu gatilho ajuda muito.

Entre as principais causas do estresse estão as situações que fogem ao nosso controle, como a perda de um ente querido ou mudanças na rotina, tais como:

  • mudar de casa;
  • trocar de emprego ou de função;
  • começar em uma nova escola;
  • casar ou ter um filho;
  • terminar um relacionamento;
  • ter que lidar com uma doença pessoal ou de alguém próximo.

Sintomas

Por mais que seja um sentimento, o estresse pode desencadear sintomas físicos e comprometer bastante a vida de quem está passando por esse momento.

Ele pode, inclusive, interferir no desempenho profissional e nas relações pessoais. Por isso, saber como lidar com o estresse é tão importante não apenas pela saúde física, mas também pela mental.

Entre seus principais sintomas estão:

  • batimento cardíaco acelerado ou fora do ritmo;
  • respiração rápida e superficial;
  • sudorese e tremores.

Além desses, quando o estresse atinge níveis muito altos, é possível que o corpo se manifeste com:

  • necessidade de urinar com frequência;
  • queda de cabelo acentuada;
  • refluxo, úlceras ou gastrites;
  • dificuldades para dormir;
  • problemas para engolir;
  • músculos tensionados;
  • cansaço excessivo;
  • baixa imunidade;
  • boca seca;
  • alergias;
  • diarreia;
  • acne.

Como lidar com o estresse em diferentes situações

Como essa condição modifica tanto a parte emocional quanto a mental e a física, saber como lidar com o estresse é a única maneira de ter o equilíbrio novamente. Dessa forma, ainda que seja uma situação triste ou complicada, você conseguirá passar por ela da melhor maneira possível. Existem diversas formas de reduzir ou até eliminar o estresse da sua vida. Abaixo, você descobrirá algumas delas. Escolha as que mais atendam sua necessidade e realidade e as coloque em prática hoje mesmo!

5 dicas de como lidar com o estresse em situações difíceis e traumáticas.

1. Aceite o que não pode ser modificado

Muitas situações de estresse são desencadeadas quando insistimos em mudar algo sobre o qual não temos poder.

Seja a demissão de um emprego, a perda de uma pessoa que amamos, criar na mente imagens de como as coisas poderiam ter sido diferentes, além de não modificar a realidade, causa sofrimento e aumenta o seu nível estresse.

Obviamente, nenhumas dessas situações são fáceis de serem vividas. No entanto, infelizmente, elas fazem parte da vida de todo mundo e aceitar o que não pode ser mudado é uma boa maneira de aprender como lidar com o estresse. 

2. Mude a maneira de olhar para os problemas

Ao aceitarmos o que não pode ser mudado, criamos a possibilidade enxergar os problemas e situações difíceis de outra maneira. No caso da perda do emprego, por exemplo, você pode abrir caminhos para uma nova carreira com uma especialização diferente da atual. Já na perda de um ente ou pessoa muito querida, procure focar naquilo de bom que viveram juntos. Com o passar dos dias, o sentimento doloroso dará lugar às boas lembranças.

3. Mantenha a mente ocupada

Dependendo da situação, ela precisa ser resolvida brevemente. No entanto, focar apenas no problema não é o mais indicado quando se está procurando alternativas de como lidar com o estresse. Assim, manter a mente ocupada com coisas que lhe fazem bem é uma excelente alternativa. Praticar algum exercício físico ou conversar com pessoas que goste, são exemplos de maneiras de manter a mente ocupada e, assim, não deixar que o estresse tome conta.

4. Alimente-se corretamente

Muitas pessoas não comem ou comem mal durante os momentos difíceis. No entanto, além de serem vitais para a manutenção de um estado saudável, existem alguns alimentos que podem ajudar a reduzir o estresse. Aqui, vale lembrar que toda vez que estamos sob estresse, nosso corpo libera os hormônios adrenalina e cortisol. Eles enviam sinais a outras partes do corpo de que precisam agir. Por exemplo, o fígado libera glicose para fornecer energia imediata aos músculos. Além disso, a pressão arterial aumenta, os pulmões se expandem e o batimento cardíaco acelera. Alimentos ricos em ômega 3, como peixes, ajudam a controlar esses hormônios, assim como o chocolate amargo. Produtos como leite, probióticos e grãos integrais também atuam em diferentes partes do nosso corpo para ajudar a melhorar as condições físicas e emocionais.

5 dicas de como lidar com o estresse em situações difíceis e traumáticas.

5. Durma bem

Além de comer corretamente, se permitir descansar é fundamental e uma das indicações para quem procura formas de como lidar com o estresse. No começo, pode ser um pouco difícil conseguir pegar no sono quando se está passando por um momento delicado. Mas lembre-se que ficar alerta somente pensando nele não vai solucionar o problema. Afinal, você precisa estar bem física e mentalmente para encontrar saídas e retomar a sua vida como merece. Para ajudar a ter uma noite tranquila, evite ficar no celular ou manter luzes e TV ligadas. A luminosidade desses aparelhos dificultam que você pegue no sono. Deitar sempre no mesmo horário, tomar um bom banho ou chá calmante, ou ainda ouvir uma música tranquila, são outras maneiras de colaboram para uma noite de sono mais satisfatória. Essas são algumas formas de lidar com o estresse que você pode iniciar quanto antes. No entanto, sabemos que há situações que pedem ajuda de profissionais para serem solucionadas. Caso se sinta dessa forma, não hesite em procurar ajuda médica.

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